Home » Eventos, Gastronomia » Tiradentes: a cidade da gastronomia

Tiradentes: a cidade da gastronomia

A charmosa cidadezinha de Tiradentes, sede do Festival de Cultura e Gastronomia, tem 6,9 mil habitantes e fica a 200 km de Belo Horizonte e 340 km do Rio de Janeiro. Sua configuração arquitetônica, com casarios coloniais que preservam as belezas do Barroco, mantida quase intacta, rendeu à cidade o título de Patrimônio Histórico Nacional, em 1938, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

O município, que integra o destino da Estrada Real, fica ao pé da Serra de São José, um convite para trilhas ecológicas na remanescente vegetação de Mata Atlântica ou passeios intimistas a pé, graças à planicidade das ruas tricentenárias. Mas, apesar de tudo isso, sua cozinha é um dos principais atrativos para os turistas – a cidade é um dos destinos mais estrelados do ‘Guia 4 Rodas’, com sete inserções. Famosa por ter parado no tempo ao manter a sua arquitetura original, Tiradentes conserva a sua cozinha tradicional, mas abre tem atraído a culinária contemporânea.

São aproximadamente 85 estabelecimentos da cidade, a maioria é comandada por chefs e fica no Centro Histórico. Nos restaurantes, o turista vai encontrar o melhor da tradicional e reverenciada comida mineira: feijão tropeiro, leitão à pururuca, tutu, torresmo, ovo caipira… A cada garfada, pode-se provar um pouco da história de Minas, fato que rendeu à cidade o apelido carinhoso de capital da comida mineira.

Tiradentes Social
Nos últimos dez anos, o setor de serviços na cidade cresceu mais de 300%, segundo o IBGE, representando mais de 50% do PIB total, em 2009. Nesse contexto, o Festival ajuda não só a consolidar Tiradentes como um dos principais polos gastronômicos do estado, mas também a divulgar a cidade, que hoje tem no turismo a sua principal atividade econômica.

Neste contexto, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes vem investindo fortemente na sua relação com a comunidade. Por meio do programa Tiradentes Social, criado pelo evento, estão sendo realizadas diversas ações que acontecem durante todo o ano no município. É o caso do incentivo e apoio ao desenvolvimento da Feira dos Produtores, nos fins de semana, o plantio e a manutenção de três hortas comunitárias em bairros da cidade e o tour gastronômico, roteiro criado para divulgar os restaurantes da cidade. A convite do Festival, empreendedores de sucesso do ramo da gastronomia também visitam Tiradentes, a cada dois meses, para ministrar palestras aos empresários locais, mais um caminho para o desenvolvimento do setor.

Por ocasião do evento, a cada ano, instituições como a Polícia Militar e o Grupo de Bombeiros Voluntários recebem doação de equipamentos. Eventos comunitários tradicionais, como o Costelão, também contam com todo o apoio do Festival, que integra a programação oficial do evento.

Sobre o Festival
Há 16 anos, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes reúne milhares de moradores e visitantes para celebrar o melhor da gastronomia do Brasil e do mundo. A diversidade gastronômica da cidade ganhou força com o evento, que leva à cidade, a cada ano, respeitados chefs dos quatro cantos do mundo e milhares de turistas.

Hoje, com a maturidade de um evento de grande porte, o Festival contabiliza números surpreendentes: recebeu chefs de mais de 15 países – como Espanha, França, Itália, Estados Unidos e Alemanha; registra a participação de mais de 600 chefs de cozinha, 150 festins e 72 mil pratos servidos nos jantares; viabiliza a presença de chefs de renome internacional; já envolveu diretamente mais de 5 mil profissionais, muitos deles moradores da região. Cerca de 250 mil pessoas que já prestigiaram o Festival nestes 16 anos.

Serviço:
16ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
23 de agosto a 1º de setembro

Informações para o público: www.gastronomiatiradentes.com.br.
Entrada franca para a programação nas praças e espaços.

Gostou? Curta e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>